Siga-me:

DIY

Dicas, Home Decor

Como usar a aromaterapia no seu lar

Aromaterapia - Decora Lala

Você já ouviu falar de aromaterapia antes? Já passou por feiras de produtos naturais ou lojinhas verdes e viu aqueles fraquinhos com fragrâncias maravilhosas, mas nunca descobriu a sua utilidade? Então fica aqui de olho que vamos dar dicas de como usar a aromaterapia no seu lar.

Como a própria palavra sugere, aromaterapia significa uma terapia utilizando cheiros. Criada há mais de 6000 anos pelos nosso antepassados, esse tratamento é uma terapia não convencional que faz parte das teorias holística. Ou seja, trabalham a teoria que os problemas que aparecem no corpo são reflexos de desajustes mentais/emocionais/energéticos. Entre ascorosas de terapias mais conhecidas, estão a yoga, a acupuntura e a homeopatia.

Aromaterapia - Decora Lala

Aromaterapia

A aromaterapia traz em sua raiz os beneficios do uso dos aromas das plantas naturais no seres humanos. Atualmente, utilizamos óleos essenciais para facilitar a sua aplicação. A extração desses óleos das plantas faz com que o aroma seja super concentrado em pequenos frascos, podendo ser diluídos para determinados tipos de tratamento.

“Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc. — Wiki.”

Como dito anteriormente, o foco dessa terapia é ajudar a organizar o corpo retirando ou diminuindo problemas acusados pela instabilidade emocional/mental que acarreta em consequências físicas no corpo.

Todos nos sentimos estressados algum dia, queríamos dizer algo e não podíamos, nos controlando para que não façamos tempestade num copo d’água. Ou, até mesmo, como consequencia do nosso estresse diário. Se a nossa mente não está calibrada para expelir esses sentimentos, o nosso corpo acabará sentindo essa reação, o que pode acarretar em falta de concentração, irritabilidade, insônia, entre outras possibilidades. E, para te ajudar com essas questões, a aromaterapia vem para lidar com as suas energias e mudar esses fatores.

“Os aromas percorrem um longo caminho no organismo. Passampelo sistema nervoso central e pelo sistema límbico, que controla as emoções. Por isso são capazes de produzir sensações de bem-estar. — Revista Cláudia (matéria: aromaterapia: como essências corretas podem trazer benefícios à sua vida)”

Esses óleos essenciais são facilmente encontrados em lojas de artigos naturais e existem milhares de cheirinhos diferentes, como limão, citronela, canela ou lavanda. Mas como saber quando utilizar cada  um deles?

Aromaterapia - Decora Lala

Cheiros e aromas

Para relaxar:

Se você não estão conseguindo se desconectar dessa correria do mundo e está precisando de um momento para relaxar, sugiro que você coloque cheiros de lavanda (que também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico), camomila (muito bom para insônias), capim limão, maracujá ou aromas mais cítricos, bergamota (aliviada ansiedade), néroli (alívio de estresse e ansiedade), laranja com lemongrass (relaxante e calmante).

Para alergias:

Sofre com alergias ou problemas respiratórios. Um dos mais indicados para o seu caso é o eucalipto (ajuda a manter a respiração funcional e é um poderoso descongestionante, além de favorecer a concentração e diminuir a tensão).

Para animar/aumentar energia:

Está precisando de mais energia e estímulos para o seu dia-a-dia? Então aproveita para utilizar óleos com aroma de canela (que também é um excelente afrodisíaco), alecrim (muito bom para melhorar o humor e auxiliar nos estudos), laranja (dá energia e estimula a criatividade e a força física), gengibre (ótimo para quem vai estudar ou trabalhar, especialmente se utilizado pelas manhãs), Jasmin (para quem sofre de depressão), hortelã-pimenta (revigorante e estimulante).

 

Tipos de difusores

Incenso:

Aromaterapia - Decora Lala

Difusor elétrico para ambiente:

Aromaterapia - Decora Lala

Difusor de palito:

Aromaterapia - Decora Lala

Velas com cheiro:

Aromaterapia - Decora Lala

Essências em objetos decorativos:

Você pode usar também os seus próprios objetos de decoração e jogar um pouco de essência com o cheirinho que você preferir e deixar ele aromatizando o seu lar. Sugestões

Até jogando um pouco do óleo diluído em um frasco de spray e borrifar pelo ambiente ou colocando algumas gotas doloroso no seu travesseiro antes de dormir.

Aromaterapia - Decora Lala

O sentimento de aconchego

Como eu disse lá no post sobre Hygge, velas e cheiros são aconchegantes e trazem aquela sentimento de calma para o lar. Então, por que não aproveitar da aromaterapia para melhorar ainda mais as sensações na sua vida e no seu lar?

Eu amo velas, mas uso todas as formas de difusão que comentei aí em cima! Me conta aqui como você prefere usar a aromaterapia na sua vida!

Compartilhe
Post Anterior

Você também vai gostar

Sem comentários

Deixe um comentário