Siga-me:

DIY

Dicas, Lifestyle

As 3 melhores dicas para manter seu cacto vivo

Cactos

Que os cactos e as suculentas são as plantas do momento todo mundo já sabe, não é? E por serem de fácil cultivo, elas têm aparecido cada vez mais na decoração. Ganhou uma das milhares opções de espécimes de presente e não tem a menor ideia de como não matar o seu cacto? Então se liga aqui que vamos te contar três dicas de como manter seus cactos vivos!

Cactos

Pode nos chamar de assassinas, mas quem nunca matou uma planta antes que atire a primeira pedra! Ter esse dom de criar plantas lindas e saudáveis não é algo que veio natural para nós, mas vamos mudar essa nossa fama de matadoras das verdinhas.

E, se você está aí se perguntando, a resposta é: sim, já matamos até aqueles cactos mais resistentes! Se você não quiser seguir o nosso caminho e quer aprender a manter os seus cactos vivos, se liga nas 3 melhores dicas do momento!

Cactos

1. Troque a terra

Os substratos que vem junto com as plantas que você compra no supermercado (que é onde compramos uma grande parte das nossas) contém resíduos de madeira. E isso é bom e ruim para as plantas. Bom para manter a umidade enquanto elas estão esperando para serem levadas para o seu lar. Mas ruim porque isso facilita a proliferação de fungos, correndo o risco do seu cacto apodrecer rapidamente. Muitas vezes elas já estão com as raízes podres quando as compramos e nem sabemos — é triste, eu sei.

Então a gente tem que manter o hábito de trocar a terra assim que a gente comprar/ganhar esse novo integrante da família. Isso faz com que a nova terra dê os nutrientes necessários para o cacto crescer feliz, mas temos que garantir que o novo substrato tenha uma boa drenagem e não retenha tanta umidade. Tem dica no canal do Decora Lala de como replantar — olha esse vídeo aqui.

Cactos

2. Mantenha o cacto em local com boa iluminação

Ao contrário do que se pensa, a maioria os cactos precisam de sol direto ou no mínimo de uma boa luminosidade. Esse é um dos elementos que garantem que sua planta cresça saudável.

Escolheu o cacto para deixar na sua estante na sala só como decoração? Então se lembre de deixá-la no sol por um período do dia todos os dias. Além de ajudar com a fotossíntese, garante que a terra não fique úmida e destrua as raízes dela.

Uma exceção para essa regra são as mudas mais jovens que não devem ser expostas diretamente ao sol o dia inteiro. Para elas bastam a luminosidade intensa.

Cactos

3. Invista tempo na sua planta

Apesar de serem plantas capazes de armazenar água, é importante que você observe e perceba qual a real necessidade da sua planta. Cada caso é um caso. Sim, quando falamos de plantas, são dois pesos e duas medidas.

Para cactos e suculentas, a recomendação é de aguar de modo mais moderado — pouca quantidade de água e uma vez a cada 10 dias, em média. Mas, por exemplo: onde moramos é bastante quente e isso demanda que a gente regue-as 1x por semana, mas dependendo da época pode variar até em 2 ou 3 vezes por semana.

Por isso, na dúvida, coloque o dedo na terra pra sentir se está muito seca e se já deve ser aguada.

 

Cactos - Apartamento 33

Qual a fórmula secreta?

Não há uma fórmula secreta pra fazer seu cacto ficar maravilhoso — eu sei que você estava esperando por esse milagre, nós também, mas infelizmente ela não existe.

Então nossa recomendação é que você siga as nossas e outras dicas que encontrar por aí pelo mundo. Assim que comprar a sua parceira, busque o nome dela na internet e veja as recomendações específicas para a sua espécime. Porque você pode seguir várias dicas e aguar ela a cada 15 dias, por exemplo, mas mesmo assim notar que ela não está crescendo. E a talvez seja o simples fato de que você a colocou em um canto da sala e ela precisa de mais luminosidade do que você achava.

Mas também é muito importante que você preste atenção na sua planta, gaste seu tempo com ela. Aproveite esse momento para relaxar e aproveitar as novas vidas que você está cuidando e ajudando a crescer! Além de servir como terapia pra você, as suas plantinhas vão agradecer. E boa sorte!

Fontes das fotos: Capa / 1 / 2 / 3 / 4 / 5 .

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Sem comentários

Deixe um comentário