Siga-me:

DIY

Comprinhas, Dicas, Home Decor

Como escolher o seu forno de embutir: elétrico ou à gás?

Forno de embutir: elétrico ou à gás? Brastemp BOB61AR

Estamos na fase final de finalização do apartamento e uma grande dúvida que estamos tendo é sobre a escolha do forno de embutir. Decidimos comprar o cooktop separado e agora chegou a hora de escolher entre o forno elétrico ou o forno à gás. Se você está com essa mesma dúvida, continue lendo esse post.

Atualmente, com as mudanças de tecnologia, vimos o fogão da nossa casa se dividir em duas peças: o cooktop e o forno de embutir. Isso veio trazer beleza e praticidade para quem tem interesse em colocar o forno em um local diferente do convencional — tipo a torre quente — ou somente mudar a altura para adaptar às suas necessidades. Mas, com ela, veio também a grande dúvida: é melhor forno elétrico ou à gás?

Na minha vida inteira eu tive fogão à gás em casa, pois aqui na minha cidade não temos problema de fornecimento e nem de preço, então é o mais normal para a população. Mas agora, com a globalização, chegou a opção de forno elétrico. E, aí? Como escolher?

Forno elétrico

Forno de embutir: elétrico ou à gás? Electrolux OG8MX

Vantagens:

Entre as vantagens do forno elétrico estão o fato de você poder desligar automaticamente o forno pelo timer (após o tempo indicado por você), não ter problemas com vazamento de gás e o calor do forno ser totalmente controlado cozinhando tudo uniformemente. Além disso, ele tem a opção de gratinar e, em alguns modelos, eles já têm mais 10-12 opções de cozimento diferenciados.

Desvantagens:

É à base de energia, ou seja, a sua conta de luz vai sair mais cara — gasta cerca de 40% mais energia do que o forno à gás. Além disso, demora cerca de 20 minutos para pré-aquecer e demora mais para o calor se dissipar. Também tem o fato que a maior parte das opções são de 220v (o que, para mim, é uma vantagem já que essa é a voltagem na minha cidade).

Forno à gás

Forno de embutir: elétrico ou à gás? Brastemp BOA61AR

Vantagens:

O gás é mais barato e você quase não vai gastar com energia porque ele só faz uso da eletricidade para o acendimento automático e para a luz dentro do forno. Além disso, você não vai ficar sem jantar se faltar energia em casa.

Desvantagens:

É importante observar se você tem duas saídas de gás na sua casa, pois um será para o cooktop e outro para o forno. Por causa do fogo, a temperatura não é precisa e o calor não circula uniformemente dentro do forno. Ele esquenta e esfria de forma bem mais rápida do que o elétrico e a temperatura mais baixa ainda é bastante alta (180ºC em média).

Opções de modelos

Elétrico

A Electrolux está dominando o mercado de eletrodomésticos e tem feito questão de dar opções com diferentes preços para a população. A Brastemp também tem uma boa gama de opções e a Fischer está ali juntinho dando ótimas opções de custo-benefício.

À gás

Hoje, no mercado, não existem muitas opções de forno de embutir à gás. Ou seja, você estará dependendo de cerca de 1-2 opções por marca.

O veredito final

Forno de embutir: elétrico ou à gás? Electrolux OE8TX

Sei que a economia não será um ponto alto da nossa escolha. Mas vamos escolher o forno elétrico por questão da estabilidade de calor, controle total de temperatura, a possibilidade de uso em temperaturas altas e baixas e a oportunidades de gratinar. Todas essas opções só são possíveis com o forno elétrico.

Escolhemos o modelo da Electrolux OE8TX que temPainel Blue Touch, 12 funções pré-programadas, tecla receitas, convecção, bandeja coletora de gordura esmaltada, vidro triplo e capacidade para 80L — ou seja, será possível fazer uma ceia de natal sem nenhum problema de espaço. Segue a descrição dela:

Com 80 litros de capacidade, dá para cozinhar os pratos preferidos de todos. E o melhor: sem misturar cheiros nem sabores, pois ele conta com um moderno sistema de convecção térmica que garante que tudo fique assado no ponto certo.  Na hora da limpeza, é ainda mais prático. O revestimento antiaderente das paredes garante que a gordura não grude nas laterais do seu forno de embutir. Com uma passada de esponja, fica limpinho. E ainda tem a bandeja multiuso para ajudar nessa tarefa, já que ela coleta gordura enquanto você assa a carne, facilitando a limpeza. Mas, se precisar de uma assadeira baixinha, você também pode contar com ela. — Electrolux

Esperamos que seja um boa escolha e pode deixar que assim que estivermos utilizando-a, vamos fazer um review para vocês lá no canal!

Comenta aqui em baixo qual o modelo do seu forno e porque você escolheu ele!

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar