Siga-me:

DIY

Apê 802, Dia a dia, Dicas, Lifestyle

Como organizar as roupas | Método Marie Kondo

Eu não sou uma pessoa que pode se chamar de organizada, na verdade, nem perto disso! E é tanto que já falei por aqui que este ano estou focada em mudar alguns hábitos ruins que tenho e transformá-los em hábitos positivos (leia este post aqui). E, como consequência disso, decidi que quero me tornar uma pessoa mais organizada. Portanto, comecei a ler o livro A mágica da Arrumação da Marie Kondo e para mim foi uma explosão na minha cabeça! De repente tudo se tornou claro e eu senti a necessidade urgente de passar essas informações para vocês (leia este post aqui).

A magia da arrumação de Marie Kondo - Roupas

E, como falei no post anterior, chegou a hora de começar a organizar a minha mudança — alô, ansiedade! Falta apenas um mês para a gente receber o nosso tão querido apartamento e um sonho que tenho para ele é: nunca deixar ele ficar loucamente desorganizado. Para isso, chego logo na primeira lição da Marie Kondo: tudo tem que ter um lugar. Portanto, decidi que não vou levar nada que não tenha lugar exato para ficar ou que esteja sobrando em minha vida.

Por isso, darei início HOJE à minha saga pelas leis da organização do método KonMari. Como o primeiro passo dito por ela são as roupas, é por esse ponto que começarei.

Antes de te mostrar as fotos do meu processo, já quero pedir desculpas pelo caos e dizer que é por isso que pretendo seguir esse passo-a-passo para me tornar uma pessoa melhor e mais organizada. E, como os viciados anônimos, já posso dizer também que só por me abrir aqui com vocês e revelar o meu “problema”,  já me sinto mais leve. Mas vamos lá para o que importa!

A magia da arrumação de Marie Kondo - Roupas

A magia da arrumação de Marie Kondo - Roupas

Passo 1: Separe as roupas por subcategorias

A ordem é a seguinte:

1. blusas (camisas, suéteres, etc.);

2. partes de baixo (calças, saias, etc.);

3. roupas de pendurar (blazers, casacos, ternos, etc.);

4. meias;

5. roupas íntimas

6. bolsas;

7. acessórios (lenços, cintos, chapéus, etc.);

8. roupas para ocasiões especiais (biquínis, sungas uniformes, etc.);

9. sapatos.

A magia da arrumação de Marie Kondo - Roupas

Passo 2: Coloque TODAS as peças daquela subcategoria em um mesmo lugar

Tire todas as peças daquele tipo que estão espalhadas pela casa, até as que estão lavando ou sujas, e coloque em uma grande pilha no chão.

A magia da arrumação de Marie Kondo - Roupas

A magia da arrumação de Marie Kondo - Roupas

Passo 3: Hora de descartar

Pegue peça por peça na mão. Sinta o que ela quer te dizer. Pergunte-se: ela me faz feliz? Se a resposta por sim, separe para ser guardada. Se a resposta for não, faça um agradecimento por aquela peça ter feito parte da sua vida durante esse tempo e deixe-a seguir o seu caminho — separe as peças boas para doação e/ou venda e as peças em péssimo estado para jogar fora.

Passo 4: O quanto devo reduzir?

A Marie Kondo diz que não existe uma quantidade exata para se reduzir, mas que você vai sentir um tipo de click quando chegar na sua porção ideal.

A magia da arrumação de Marie Kondo - Roupas

Passo 5: Vamos guardar todas as peças

Uma das partes mais interessantes desse método dela é a forma como ela dobra as roupas. Ela guarda tudo verticalmente e com uma dobradura que chega a ser um origami de tão perfeito porque eles simplesmente ficam em pé sozinhos — dessa forma, quando você for tirar alguma peça do seu guarda-roupa, ele não vai desabar e se transformar naquele caos de novo.

Aqui está uma ilustração do seu segundo livro intitulado Isso me traz alegria onde ela mostra peça por peça como dobrar, separar e guardar cada item da sua casa.

Isso me traz alegria - Marie Kondo

Isso me traz alegria - Marie Kondo

Isso me traz alegria - Marie Kondo

No meu caso, guardarei as peças de roupa que uso diariamente de volta no guarda-roupa e as outras já irão para caixas que serão levadas para o apartamento. Chegando lá, assim que o closet estiver pronto, farei as dobras das roupas e guardarei como o método diz. Assim, você só verá a finalização do meu processo de organização quando eu estiver lá, mas não se preocupe que postarei aqui todos os passos! E também postarei a organização da parte de Guga que farei com ele em breve também.

Você já ouviu falar desse método? Gostou? Me diz aqui embaixo o que achou!

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar