Siga-me:

DIY

Dicas, Home Decor, Inspirações

Dicas para entender mais o seu estilo decor

Estilo de decoração

O advento da internet gerou milhares de coisas positivas na nossa vida, como a possibilidade de enviar mensagens online para pessoas de outra parte do mundo, pesquisar inúmeras fontes sem ter que esperar a letra exata da enciclopédia e absorver um número enorme de informações antes nunca imaginada. Mas isso tudo acabou por alterar também os nossos gostos. Por isso, neste post darei algumas dicas para entender mais o seu estilo decor.

A questão da manipulação do consumo na sociedade atual é algo que já temos consciência, entretanto não temos tanta noção nas mudanças que isso gerou realmente nas nossas escolhas, gostos e nos nossos modos de viver. Por isso, com a enxurrada de imagens que recebemos todos os dias, acabamos mudando também o nosso estilo preferido de decoração. Falo isso me citando porque isso aconteceu comigo de verdade.

Estilo de decoração

Antes da compra do apartamento eu me interessava por toques escandinavos, mas com cores pontuais. Eu sentia um certo interesse pelo decor industrial, mas achava muito pesado. Amava o retrô anos 50 e o futurismo. E, com a influência do design da nossa arquiteta Carol Bezerra e de todas as imagens do Pinterest, acabei me descobrindo uma pessoal com a mão mais pesada no industrial do que em qualquer outro estilo. Vocês podem ver que nosso apê tem uma pegada de concreto e preto muito fortes. E isso foi muito interessante de descobrir.

Cerca de um mês atrás comprei o livro da Emily Henderson, Styled. Eu a conheci enquanto ela participava do programa Design Star do canal Fox Life. Na época ela estava começando a fazer projetos de design de interiores profissionalmente e foi participar do reality show que tinha como prêmio final ganhar um programa de decoração só dela. E isso se tornou realidade: ela ganhou o Design Star e o programa dela, o Secrets of a Stylist, começou a ser um sucesso imediato. Hoje em dia ela é patrocinada por nada mais nada menos do que a Target (#SONHO).

Estilo de decoração

Então, continuando! Eu era completamente viciada no programa dela porque ela ia decorar algum cômodo de uma casa, mas antes de começar qualquer coisa ela parava e tentava descobrir o estilo de decoração que o casal gostava. E, para fazer essa descoberta, ela fazia algumas perguntas e mostrava algumas imagens para a dupla.

No livro ela fala que ela descobriu a importância de saber o estilo próprio porque ela entrava no apartamento dela, gostava de tudo o que via pela casa, mas só foi depois que descobriu esse estilo próprio que ela conseguiu deixar a casa com jeito de lar, com o jeito dela.

Estilo de decoração

Entre as dicas que ela dá está esta que eu adoro:

Olhe dentro do seu guarda-roupa

Observe as cores que seu guarda-roupa carrega — ou a falta de cores. Veja se você tem muitas peças vintage, uma coleção grande de peças jeans ou de couro, veja se seu estilo é mais formal — tipo escritório — ou mais despojada e esportiva, e assim por diante.

Escolha um objeto preferido

Esse objeto pode ser qualquer coisa, desde um colar, um porta-joia, um livro, uma máquina de escrever da sua avó. O que quer que seja! E observe o que você gosta naquela peça: se é da cor, do formato, do estilo, etc.

Veja quais móveis mais te atraem

Abra a sua página do Pinterest e escolha um sofá que você amaria ter e uma poltrona, por exemplo. Escolha móveis que te faça feliz e separe essas imagens.

Estilo de decoração

Imprima as fotos e tente juntar as peças! Veja se você ama o estilo escandinavo, minimalista, zen, contemporâneo, industrial, anos 50-60, anos 70, boemia, moderno glam, anos 80, rústico ou tradicional. Não se esqueça que a mistura de estilos não é um problema! Na verdade, vai deixar a sua casa com um toque muito mais íntimo e pessoal.

Fez tudo isso e ainda não descobriu o seu estilo? No livro da Emily ela faz um quiz para te ajudar a descobrir o seu próprio estilo. Vale a pena demais dar uma lida nele e depois usá-lo como objeto de decoração.

Estilo de decoração

Quer uma inspiração? Dá uma olhada no nosso post com o estilo industrial para ver se é a sua praia. Ou talvez a praia seja a sua praia! Não importa qual seja o seu estilo, o importante é que você tenha em mente o que te gosta e o que te faz feliz para poder colocar essa inspiração dentro da sua casa.

Já sabe o seu estilo? Pois comenta aqui falando qual é e como você descobriu ele.

Livro: Styled by Emily Henderson

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar