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Dicas para mudar e criar novos hábitos

Dicas para mudar e criar novos hábitos

Antes de chegar aqui dizendo que sou a expert da organização e dos hábitos perfeitos, sinto muito decepcioná-la, mas prefiro ser sincera e dizer que: muito pelo contrário, não tenho nenhuma dessas qualidades! Mas, depois de muito anos falhando com meus objetivos de ano novo, desta vez decidi fazer diferente e, antes mesmo de definir minhas metas, fui buscar informações sobre como mudar e criar novos hábitos para atingir nossos alvos.

Busquei informações em alguns bloguers e youtubers sobre como atingir suas metas e como definir seus objetivos e, dentre todas as dicas que foram ditas, as mais citadas foram:

  • Escolha uma palavra para focar seu ano e todas as suas atividades nela e escreva ela em todos os lugares para que você se lembre diariamente dela – ela será seu guia durante este ano;
  • Defina suas metas, mas seja realista – o que é possível fazer em um ano?;
  • Escreva suas metas em um lugar físico e organize imagens de inspiração para você visualizar seus objetivos;
  • Divida seus objetivos grandes em vários pequenos passos para serem cumpridos durante o ano (objetivos semanais);
  • Defina datas limites/deadlines para os objetivos semanais;
  • Priorize seus objetivos e tenha disciplina para cumprir as metas!

Agenda para anotar todos os objetivos

Querendo me aprofundar ainda mais no assunto, fui atrás dos profissionais da história – da parada, aqui na minha região – e encontrei esse livro que é best seller na área que é “O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” de Charles Duhigg. São mais de 400 páginas contando exemplos reais de pesquisas e entrevistas com pessoas que conseguiram mudar seus hábitos ruins por hábitos bons e transformar suas vidas e/ou as vidas de suas empresas.

É um livro bem interessante, pois, por mais que a quantidade de exemplos seja grande – o que é ruim e bom ao mesmo tempo –, se torna impossível você não se identificar com alguma história. Entre os vários objetivos que tenho para 2017, um é o de cuidar melhor da minha saúde e, em vários momentos do livro eles citavam mudanças de hábitos com relação à reeducação alimentar e fazer exercícios físicos – sim, foi um vrá bem no meio da minha cara!

Livro "O poder do hábito"

Mas o principal detalhe desse livro é o resumo que eles dão cientificamente sobre o hábito: para ele se firmar, consciente ou inconscientemente, é necessário que haja uma deixa (que ele chama qualquer coisa que leve seu cérebro a seguir os passos para outra ação), a rotina (que é a ação do hábito em si) e a recompensa (que é o sentimento ou a ação de retorno final). Ou seja, por exemplo, para fazer mais exercícios físicos: a deixa seria ver a roupa de ginástica em cima da cadeira ao acordar, a rotina é ir lá fazer os exercícios e a recompensa é sentir todo aquele bem estar com a endorfina. E, você deve adicionar a essa equação uma boa dose de ânsia, de obsessão – que neste caso pode ser esse sentimento de felicidade ou aquela vontade de poder usar um biquíni na praia no verão seguinte.

O interessante disso é que esse ciclo pode ser usado para simplesmente QUALQUER área da sua vida: deixar um vício, melhorar a saúde, organizar o trabalho, ser mais produtivo, organizar a limpeza da casa, entre outros.

E ele ainda fala que, para os hábitos mais difíceis de mudança, são necessários doses altas de fé – não precisa ser religião, mas acreditar que se fulaninho fez isso e conseguiu mudar, você também consegue! Além de ter sido explicado que quando você está em um grupo de suporte com os mesmos objetivos, as coisas se tornam mais fáceis de serem acreditadas e, consequentemente, das pessoas terem seus hábitos mudados.

Metas para 2017

Para este ano, defini 8 grandes metas e, com o auxílio de uma agenda física, dividi essas metas em vários pequenos objetivos que serão traçados e alcançados durante o ano para que, ao fim do ano, eu consiga perceber tudo o que consegui cumprir em 2017. Você vai tentar algo parecido? Já definiu suas metas para 2017? Conta aqui para mim nos comentários!

Fontes: Agenda / Livro
 / Kindle
 / Bloquinho .

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