Siga-me:

DIY

Dia a dia, Lifestyle

Hygge | O estilo de vida dinamarquês

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Você já ouviu falar de hygge? Sim, a palavra é estranha. Sim, se pronuncia estranho também — quase como hooga. Não está entendendo o que é a famosa HYGGE e está curioso para descobrir? Então se liga aqui neste post!

Estilo de vida Hygge - Decora Lala Estilo de vida Hygge - Decora Lala

O segredo para a felicidade

Falam as más línguas que os escandinavos são pessoas frias e depressivas por causa dos intensos invernos de muito frio e pouca luz. Mas poucos sabem que os dinamarqueses são as pessoas mais felizes do mundo. Você sabia disso? De acordo com Meik Wiking, autor do livro “The Little Book of Hygge: Danish Secrets to Happy Living“, hygge é uma atmosfera, uma experiência; não, não são coisas e, sim, sensações.

Meik é o CEO do Instituto de Pesquisa da Felicidade em Copenhagen e passou os últimos anos estudando o que leva os dinamarqueses a serem tão felizes. Quais os fatores para essa felicidade toda? E ele escreveu esse livro ao descobrir que tudo decorre do Hygge. Mas o que isso significa?

A palavra hygge é originária do norueguês e significa bem estar. Por muitos anos, a Dinamarca e a Noruega eram um só reino e a palavra veio fazer parte do dicionário dinamarquês ainda nos anos de 1800. Durante anos, a Dinamarca tem sido considerada o país mais feliz do mundo e todas as causas são ligadas a esse estado de hygge. Mas o que é hygge? Como criá-la? E como a felicidade tem a ver com esse hygge?

Estilo de vida Hygge - Decora Lala Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Luz

Velas

Iniciaremos o nosso caminho pelos pontos mais importantes fornecidos por Meik em seu livro: a luz! As velas são pontos de luz essenciais nas casas de todos os dinamarqueses.

Em sua pesquisa, Meik percebeu que 85% dos dinamarqueses associaram o hygge com velas. Ainda na pesquisa, 28% das pessoas disseram acender velas todos os dias e 23% disseram entre 4 e 6 vezes na semana. Além disso, 16% disseram acender de 2 a 4 velas ao mesmo tempo, enquanto 31% disseram que acendem mais de 5 ao mesmo tempo. Sim, é muita vela para um país só!

Pode colocar velas em todos os lugares, espaços e cantinhos da sua casa.

Lembrando só que eles preferem as velas sem cheiro, mas deixar só aquela iluminação calorosa dentro do lar e sem misturar os aromas nos diferentes ambientes. Além disso, sempre abra as janelas depois de apagar uma vela para você não ficar respirando o “queimado”.

Muitas vezes as velas são as únicas luzes utilizadas à noite. Pode ser num jantar básico de dia de semana ou mesmo vendo o jornal ou lendo um livro. Sempre com velas. Sempre!

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Luminárias

As casas escandinavas não têm muito as luminárias de teto como utilizamos aqui no Brasil. Lá, eles basicamente utilizam luzes indiretas de um pendente aqui ou outro ali e alguns abajures para ajudar na iluminação.

Elas normalmente são pensadas com luzes indiretas e suaves, como pequenos pontos de luz pelos ambientes. Além disso, sempre utilizam as cores de luz mais amareladas (entre 3.000K e 1.800K) para dar aquele climinha de conforto. Você nunca vai ver aquela luz branca pura na casa de um dinamarquês!

Mas não só isso. O design das luminárias importam muito! Portanto, os designer dinamarqueses são super famosos por seus modelos de luminárias diferenciados, como os icônicos “The PH Lamp”, criado em 1925 por Henningsen; “Le Klint”, criado em 1943 pela família Klint; ou o “Panton VP Globe”, criado em 1969 por Verner Panton. Quer design escandinavo real na sua casa? Então corra para garantir algum desses modelos de luminária!

Dica de iluminação

Sempre coloque muitas velas. Várias luzes pequenas espalhadas pela casa são muito mais hygge do que uma luminária grande no teto. Você quer criar pequenas poças de luz pela casa e não um clarão!

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Estar junto

Passar tempo com outras pessoas cria uma atmosfera calorosa, relaxada e de aconchego. Aproveite para ir com sua família para a praia, para a montanha ou somente aproveitar um momento juntinhos em casa. Vocês não precisam estar se abraçando o tempo todo para saber que a alegria e o amor estão ali. Mas aproveite o momento. Esteja presente! Largue o celular e aproveite a companhia daqueles que te trazem alegria e felicidade!

Chame os seus amigos para pequenas reuniões na sua casa. Pequenos grupos de amigos são mais hygge do que grandes grupos. De acordo com a pesquisa de Meik, 57% das pessoas disseram que o tamanho de grupo ideal para ser hygge é entre 3 e 4 pessoas. Chame-os para uma noite de queijos e vinhos, ou uma noite de jogo, ou de filme.

Dicas de socialização

Comece uma nova tradição com seus amigos e familiares. Pode ser uma noite de jogos por mês, filmes todas as sextas-feiras ou, até mesmo, uma viagem anual. Pode ser qualquer atividade que seja significativa para o seu grupo que ajude a estreitar os laços de carinho.

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Comidas e bebidas

Você o que você come, já diriam todos os nutricionistas do país. E os dinamarqueses comem doce, carne e café. Sim, alegria em forma de alimentação! Mas não só isso. É uma forma simples de alimentação; coisas chiques e caras não são hygge. Ensopado de carne é hygge. Foie gras não é hygge. Entende?

Compartilhar um bolo ou um doce no trabalho é hygge porque une todos os funcionários e companheiros em volta da mesa.

Fazer seu próprio pão ou bolo em casa — talvez com a ajuda dos amigos e familiares — é super hygge! Aproveitar esse momento de calmaria, especialmente nos fins de semana, para cozinhar e comer com calma é um dos pontos mais apreciados pelos dinamarqueses.

Bebidas quentes como café, chá e quentão (bebida quente de vinho com especiarias) também são super hygge! Na pesquisa do Meik, as bebidas quentes vieram em primeiro lugar no fator hygge, antes mesmo até das velas. Acredita??

Viva hoje como se não houvesse café amanhã.

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Roupas

Roupas casuais são a chave do guarda-roupa dos dinamarqueses. Pretos e cinzas são os tons da região. E tudo isso unido em peças de roupas simples e confortáveis. Nada de blazer com saia justa. Nada de palitó ajustado. Se tiver uma reunião importante, calça jeans, camiseta e um blazer simples por cima já fazem o seu papel. Moletom e suéteres são as peças áureas do vestuário dinamarquês.

O que não falta no guarda-roupa deles são: cachecóis, tudo preto, uma peça de cima bem volumosa e confortável, camadas de roupa para manter o frio do lado de fora e meias de lã.

Eles têm uma expressão muito interessante que diz: “não existe tempo ruim, existe roupa errada”. E é muito legal ver como eles fazem isso com o uso das camadas. Para quem está indo passear no frio, fica a dica!

Sei que lá é bem frio e eu mesma (moradora de Natal), não tenho condições de ter um guarda-roupa assim. Mas manter o casual, bonito e confortável é uma adaptação simples para nós!

Dicas de compras

Quando for comprar algo que você queira muito, guarde essa compra para um momento especial. Assim você terá a lembrança desse momento junto com a compra esse objeto. Pode ser um projeto aprovado e a compra de um suéter; uma boa pontuação na prova, comprar meias de lã; um novo trabalho, comprar uma luminária nova. Mas fazer essas relações deixam os objetos comprados com aquele sentimento hygge que você nunca vai esquecer e sempre vai se conectar com esse momento feliz na sua vida.

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Casa e decoração

Na busca pela felicidade, Meik descobriu que 71% dos dinamarqueses sente mais o hygge quando estão dentro de casa e só 29% quando estão fora de casa. Ou seja, cuidar da sua casa é cuidar do hygge e da sua felicidade!

Dinamarqueses amam design. Ponto. O seu amor pelo design de interiores é tão grande que chega a ser considerado uma obsessão. Por isso esse boom do design escandinavo no mundo — que chegou há pouco tempo aqui no Brasil. Eles valorizam muito esse ponto e colocam todas as suas moedas nesse jogo. Lá, eles juntam seu esforçado dinheirinho para comprar uma peça de decoração de um designer famoso.

Na lista de desejos para se ter em casa, os dinamarqueses marcaram:

1. Um cantinho do hygge:

Pode ser uma poltrona, uma chaise, um cantinho junto da janela, aquela pontinha do sofá, qualquer espacinho que seja o seu espaço de relaxamento.

2. Uma lareira:

Nada como o som da madeira queimando.

3. Velas:

Muitas velas.

4. Coisas feitas com madeira:

Porque trazem a natureza pra dentro de casa.

5. Natureza:

Galhos, plantas, árvores dentro de casa.

6. Livros:

Para relaxar e aproveitar o momento sozinho.

7. Cerâmicas:

Pela textura e conforto das peças.

8. Texturas:

Pense com os dedos, tudo com textura confortável e diferente.

9. Vintage:

Peças antigas com caráter.

10. Mantas e almofadas:

Conforto sempre.

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Natal

A época mais hygge de todo o ano é, com certeza, o natal! E eu concordo totalmente com eles! O Natal é uma época de sentar e agradecer todas as alegrias e conquistas de um ano que passou. De estar em família e junto com amigos. Se sentir o amor ao nosso redor. E, para eles, isso não é diferente.

O mês de dezembro é dedicado ao Advent Calendar. Esse calendário começa a ser contado no dia 1 de dezembro e segue até o dia 24, cada dia você acende velas e algumas famílias dão “baganinhas” diárias para os filhos na lembrança que o natal está chegando!

Além disso, como já dissemos antes, é um momento de relaxar e aproveitar os momentos em família, cozinhando em casa e aproveitando o aqui e agora.

Resumo do Manifesto Hygge

1. Atmosfera:

Diminua todas as luzes.

2. Presença:

Esteja aqui e agora. Desligue o seu celular.

3. Prazeres:

Café, chocolate, biscoitos, balas, bolos. Adoce a sua vida.

4. Igualdade:

Sempre “nós”, nunca “eu”. Divida as tarefas e o tempo livre.

5. Gratidão:

Aceite. Isso pode ser o melhor que temos.

6. Harmonia:

Nem tudo é uma competição. Não precisa ficar se amostrando com as suas conquistas.

7. Conforto:

Sinta-se confortável. Respire e relaxe.

8. Trégua/Paz:

Sem drama. Não precisa discutir política agora.

9. União:

Nutra bons relacionamentos.

10. Abrigo:

Esse é o seu lugar de paz e segurança.

Estilo de vida Hygge - Decora LalaO que é hygge, afinal de contas?

É se sentir bem, confortável em seu lar ou aproveitando as áreas externas. É se sentir bem. É estar confortável naquele seu cantinho da leitura com um livro na mão, uma xícara de chá ou de café na outra, enquanto aprecia a vista de fora de casa. É sentir que seu corpo e sua mente estão felizes. É se enroscar em uma manta enquanto vê um filme. É chamar os amigos para uma noite de jogos ou um jantar. É não ter besteira nem frescura. É se sentir livre e em paz. É estar presente. É sentir o aqui e agora. É estar feliz!

Estilo de vida Hygge - Decora Lala

Dicas de leitura sobre o hygge

Quer se aprofundar no que é Hygge? Então veja aqui os títulos de livros mais famosos na área:

The Little Book of Hygge: Danish Secrets to Happy Living

O Segredo da Dinamarca

Hygge: The Danish Art of Happiness

Todos merecemos a felicidade! Então vá lá em busca da sua!

Fonte das Fotos: Larissa Marinho (@DecoraLala)

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Sem comentários

Deixe um comentário