Siga-me:

DIY

Dicas, Home Decor

Móveis planejados: loja ou marceneiro?

Marceneiro ou planejado?

Se você, assim como eu, está montando uma casa ou um apartamento e chegou a hora de mandar fazer seus móveis planejados, então vamos conversar um pouco sobre com quem fazer seus móveis.

Assim que começamos a fazer o nosso projeto do apartamento, já fomos atrás de falar com amigos para saber com quem fizeram os móveis de suas casas e descobrir quais pontos eles utilizaram para ajudar nessa decisão — que, na minha opinião, é uma das decisões mais importantes quando você está montando o seu cantinho.

Vários amigos falaram para fazer todos os móveis em lojas, outros falaram para fazer só a cozinha — que seria para ter a garantia da loja para qualquer problema — e só uns poucos falaram para fazer totalmente com marceneiro. Enquanto isso, a nossa arquiteta indicou várias lojas que poderíamos fazer o nosso projeto.

Mas, como um bom estudioso de todas as decisões, Guga nos ajudou a entender sobre materiais, marcas e qualidade para nos ajudar nessa difícil decisão. Então vamos falar aqui sobre esses pontos:

É melhor MDF ou MDP?

O MDF significa Medium Density Fiberboard que é uma chapa de fibras de madeira e o MDP significa Medium Density Particleboard que é uma chapa feita de partículas de madeira, mas ambas são produzidas em um processo e com tecnologias bastante similares. O MDP é feito com um sanduíche de duas camadas finas e uma grossa dessa massa de madeira que garantem a resistência e leveza da chapa. Além disso, ele é muito utilizado em projetos com linhas retas como prateleiras e caixas e não pode ter cortes diagonais ou curvados.

Já o MDF é composto por um aglutinação de fibras com resina sintética e são chapas bem homogêneas. Ele garante a flexibilidade de design, portanto é muito utilizado nas partes aparentes dos móveis que precisam de cortes e, por ser menos poroso, aceita melhor as pinturas e lacas. Ambos os materiais são feitos com pinho e eucalipto, mas eles também têm o seu lado negativo que é estarem suscetíveis à estourar em ambientes úmidos ou encharcados com água.

MDP ou MDF MDP ou MDF

Então, qual o melhor? O MDF é o material mais utilizado no mundo por ser bem mais versátil do que o MDP — que é mais barato de ser produzido. O MDF é um pouco mais caro, mas você pode usá-lo tanto para o acabamento quanto para a estrutura dos móveis. Portanto, ambos têm suas qualidades e seus defeitos, assim, antes de qualquer decisão, veja qual o local e utilidade que seu móvel terá para fazer uma escolha mais direcionada.

Existe diferença entre o MDF das lojas e o dos marceneiros?

Depois de ir em algumas lojas de móveis planejados e separar alguns nomes de MDF, fomos em duas lojas que vendem MDF para marceneiros e pessoas em geral e o que descobrimos foi: não existe diferença nenhuma entre o MDF das lojas e o MDF que os marceneiros usam. As lojas não mudam nem os nomes das cores!

Para não dizer que não existe nenhuma diferença, algumas lojas maiores e mais famosas fazem, às vezes, parcerias com as fábricas de MDF para produzir uma cor ou outra que seja exclusivas da sua marca. Mas não são muitas e nem é sempre que isso acontece.

Então, a única diferença que eles dois têm é basicamente o corte e o acabamento — que, dependendo do marceneiro e das máquinas que ele tenha, nem essa diferença vai existir!

E se se eu quiser fazer um móvel laqueado?

O MDF que já vem laqueado de fábrica e que é disponibilizado para os marceneiros é geralmente brilhoso e vem com poucas opções de cores. Eu, que só gostei dos laqueados acetinados ou semi-foscos, não curti a qualidade desses de brilho, portanto acabamos mudando um pouco o projeto para nos adaptar às cores de madeira que gostamos. Caso você ache que o móvel laqueado é essencial para o seu projeto, pergunte para o seu marceneiro — ou a pessoa indicada por ele — para fazer uma amostra do laqueado em um pedaço avulso de madeira, assim você pode garantir que a qualidade vai ser boa.

Marceneiro ou planejado?

No que vale  a pena gastar?

Em ferragens! As ferragens são a base do móvel, então se eles forem de má qualidade, nem adianta contratar — seja em loja ou marceneiro. Mas o bom do fato do marceneiro ser mais acessível é que você pode conversar com ele para que você forneça todas as ferragens — dos tamanho e modelos que ele te informar — para garantir que você não terá problemas com gavetas desabando.

Algumas marcas de ferragens que pesquisamos é que são de ótima qualidade são:

* Blum

* FGV

A montagem dos móveis

Seja sua decisão final por loja ou por marceneiro, um dos principais pontos para um resultado final de alta qualidade é a montagem dos móveis. Afinal de contas, de uma forma ou de outra, seus móveis chegarão na sua casa divido em dezenas de peças separadas que só serão unidas lá no local. E se o montador não for habilidoso, ele poderá danificar peças, fazer uma má regulagem das ferragens, errar no alinhamento das portas, entre outros. Então, seja qual for a sua opção, fique muito atento na hora da montagem, fiscalize de perto e não aceite móveis com falhas.

Marceneiro ou planejado?

Então, o que escolher? Loja ou marceneiro?

Como os meus amigos falaram, depende da quantidade de dinheiro que você tem disponível e da confiança que você tem com a loja e/ou com o marceneiro. Aqui em Natal, o que percebemos é que o valor do orçamento da loja é pelo menos o dobro do valor do marceneiro profissional de qualidade, mas o laqueado das lojas realmente nem se compara com as opções que os marceneiros oferecem.

Além disso, se o seu marceneiro não for de confiança mesmo, duvido que ele te dará alguma garantia pelos seus moveis, diferentemente das lojas que sempre dão garantia de, pelo menos, um ano. Outra questão é que as lojas dão um prazo médio  de 45 dias para entregar, então se as partes dos móveis vierem com defeito ou derem problema na montagem, vocês vai ter que esperar mais 45 dias para ficar tudo prontinho enquanto o marceneiro pode fazer a troca imediatamente.

E, um detalhe à parte, é que quase todos os arquitetos fazem os projetos de suas casas com marceneiros já conhecidos porque sabem que conseguem deixar os móveis com a mesma qualidade das lojas e por uma fração do preço. Ironia, não é?!

Marceneiro ou planejado?

No nosso caso, decidimos fazer o apê todinho com um marceneiro muito bom que conhecemos. E vocês acreditam que o projeto inteiro vai sair pelo preço que seria feita apenas a cozinha nas lojas??

Pois pensem bem antes de decidir e me contem aqui nos comentários qual foi a escolha que vocês fizeram!

Fontes das fotos: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 .

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar