Siga-me:

DIY

Home Decor, Inspirações

O estilo decor escandinavo e minimalista

Decoração escandinava e minimalista

Já ouviu falar todo mundo dizendo a palavra Hygge? Já conheceu vários perfis de Instagram com o estilo branquinho, neutro e aconchegante? Então está na hora de você se inspirar no estilo decor escandinavo e minimalista que chegou com tudo agora aqui no Brasil. Não conhece ainda? Então se liga aqui neste post!

Levante o braço aí quem nunca ouviu falar do estilo nórdico de decoração ou nunca viu uma fotografia de inspiração em que a casa era toda branquinha e neutra. Sabia que vocês já tinham ouvido falar ou visto algo do tipo! Mas vou te mostrar do que esse estilo decor se trata. Vamos lá?

Decoração escandinava e minimalista

De onde surgiu esse estilo?

A Escandinávia é uma região no norte da Europa composta pelos países da Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Mas o que esses países têm em comum? Um frio de congelar qualquer ser, mesmo os mais preparados! Além disso, a parte norte da Escandinávia faz parte do círculo polar ártico e passa cerca de 3 meses do ano sem nenhum tipo de contato com  a luz do sol. Ou seja, luz com frio igual a depressão e tristeza. E, para quebrar esse baixo astral, os nórdicos decidiram atualizar o seu estilo tradicional-folk para o moderno com muita claridade.

Esse estilo surgiu no final do século XX, influenciado pelo designer Carl Larsson que sugeriu essa combinação perfeita de tons neutros. Além das cores, as linhas retas, a decoração simples e a grande quantidade de branco são pontos essenciais desse estilo de design que tem dominado o mundo.

O que não pode faltar numa decoração escandinava?

Se você observar algumas fotografias que mostram esse estilo, você vai perceber vários pontos em comum entre eles. E esses pontos não podem falar de jeito nenhum numa decoração escandinava minimalista. Vamos para o checklist?

Cores neutras

Antes de qualquer coisa, como o Carl Larsson disse, é essencial se guiar pelas cores neutras. Branco, cinza, bege e cores em tons pasteis fazem parte da paleta de cores desse estilo.

Decoração escandinava e minimalista

Pisos claros de madeira

Como clarear a casa sem ser com luminária? Clareie as paredes e o chão! O uso de pisos de madeira em tons claros trazem o calor e o aconchego unidos à claridade que esse tipo de piso proporciona. Além disso, faz com que ambientes pequenos pareçam maiores. Aproveite essa dica se seu apartamento for pequenininho e escuro.

Decoração escandinava e minimalista

Quadros grandes

Quadros grandes trazem estilo para o seu lar. Eles dizem muito sobre os moradores. E os escandinavos aproveitam essas peças de destaque — mas, ao mesmo tempo, minimalistas — para trazer arte e fotografia que seguem o mesmo mix de cores do resto da casa.

Decoração escandinava e minimalista

Jogo de cama bem confortáveis

Pode ser branco, bege, cinza ou, até mesmo, grafite; mas o que mais observamos são jogos de cama com cara de meeggaaa confortáveis. O uso de edredons grossos, colchas de crochês com pontos mega largos e lençóis de linhão fazem essa mescla de texturas ser a ideal para conseguir passar o inverno.

Decoração escandinava e minimalistaDecoração escandinava e minimalista

Móveis com linhas retas

A IKEA — melhor loja de móveis do planeta — é uma criação da Suécia e tem como sua principal característica os móveis de design escandinavo com linhas retas e cores básicas que podem facilmente ser montadas por você mesmo e, por isso, são mais baratos do que o normal.

Eles foram os grandes influenciadores desse estilo e, por isso, você encontra muitos móveis da IKEA na fotografias de inspiração.

Decoração escandinava e minimalista Decoração escandinava e minimalista

Objetos de decoração com cores escuras

É necessário contrastar um pouco os objetos escuros de decoração com o resto dos móveis e revestimentos claros escolhidos. Por isso, pontos de destaque como vasos, bandejas e cestos com tos mais sóbrios ajudam a dar uma profundidade aos ambientes.

Decoração escandinava e minimalista Decoração escandinava e minimalista

Sofá com tecido cinza claro

Existe algo mais neutro e prático do que um sofá cinza claro? Essa cor combina com exatamente tudo o que eles planejaram para seus lares, além de trazer esse ar mais suave para o lar.

Decoração escandinava e minimalista

Luminária estilo industrial

Aquelas luminárias de ferro estilo loft industrial fazem oposição ao mundo branco e pálido das casas nórdicas. Aproveite o lustre da mesa de jantar para colocar um que dê um toque mais forte à esse estilo de decoração.

Decoração escandinava e minimalista

Velas

Use muitas muitas muitas muuittaasss velas em todos os ambientes da casa. Os escandinavos aproveitam esse tipo de iluminação já que a luz natural é muito escassa nessas áreas do mundo. Então o mix de luminárias mais fraquinhas e muitas velas fazem com que os ambientes tenham muito aconchego.

Decoração escandinava e minimalista

Finalizando os ambientes

O mais importante desse estilo é caprichar no conforto e no aconchego, além de manter uma quantidade mínima de objetos de decoração aparentes. Quanto menor a quantidade de coisas espalhadas pela casa, menor é a poluição visual e maior é o conforto e o bem-estar.

Se ter um ambiente completamente branco não é muito o seu estilo, não se preocupe: você pode adicionar pequenos toques de cor para fazer com que a sua casa se torne o seu lar.

Decoração escandinava e minimalista

E você, o que mais te inspira no estilo escandinavo? Eu amo as velas e pouca quantidade de luz artificial em uma casa.

Quer mais inspirações? Siga-nos lá no Pinterest!

Fonte das fotos: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9 / 10 / 11 / 12 / 13 / 14 / 15 .

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar