Siga-me:

DIY

Apê 802, Home Decor

O projeto da nossa Cozinha

Projeto da nossa cozinha - Decora Lala

Chegamos em mais uma área essencial do projeto do apartamento. Já passamos pelas salas de estar e de jantar, pelo lavabo, pelo home office, pelo quarto de casal e pela área de serviço. Agora vamos passar pela cozinha e vou mostrar tudo o que pensamos e escolhemos para esta parte da casa! Quer ver como decidimos o projeto da nossa Cozinha? Então continue lendo esse post!

Assim que compramos o apartamento, uma das primeira coisas que decidimos era que queríamos uma cozinha bem ampla e moderna para que a gente pudesse cozinhar e poder entreter os nossos amigos e familiares no apartamento.

Gostamos muito de cozinhar e ficou decidido que a cozinha seria o coração da casa. Assim que começamos o planejamento do apartamento, começamos pela sala de estar e de jantar e depois já seguimos imediatamente para a cozinha. Inicialmente, as ideias estavam muito confusas porque as inspirações estava com lousa e muita poluição visual. Mas seguimos os nossos instintos e fomos em busca desse concreto que tanto nos apaixonou.

Os desejos

Uma coisa muito importante para esse momento foi definir tudo o que a gente queria para esse espaço. Definir desejos/sonhos e também toda a parte prática imaginando como seria o nosso dia-a-dia lá.

A lista de desejos para a cozinha era grande porque queremos transformar essa área em um espaço para aproveitarmos com os amigos. Então, não só de beleza se constrói uma cozinha, mas é necessário muita praticidade!

Definições da cozinha - Decora Lala

Máquina de lavar-louça

Uma coisa que eu sempre quis para a cozinha era a possibilidade de cozinhar e não ter que ir pra pia lavar a louça. E acredito que se as tecnologias são criadas, são para solucionar problemas que temos no nosso dia-a-dia. Então, ter uma lava-louças era uma prioridade nessa cozinha! E, para quem tem dúvidas, ela deve ser sempre instalada ao lado da pia, para que seja possível colocar as louças sujas lá em melecar a cozinha toda.

Lixo de embutir

Não ter que deixar um cesto de lixo no chão da cozinha foi outro pedido que fiz porque foi uma experiência única que tive quando morei fora. Colocar a lixeira embutida em um armário é algo tão prático e limpo que eu não conseguia pensar em outra coisa. Escolhemos esse modelo e definimos o espaço dele ao lado da pia para garantir que “a parte suja” da cozinha ficaria toda nessa bancada.

Gavetões

A pessoa viaja e fica enlouquecendo nos projetos de fora. Uma das coisas que vi na Ikea foi o fato das pessoas lá usarem gavetões para guardar as panelas e os pratos. E claro que eu queria ter algo assim! Acho super prático e moderno! Para que isso se tornasse real, compramos as corrediças bluemotion da Blum para garantir que vão segurar o peso e ainda ter aquele retorno suave, sem bater nenhuma gaveta.

Área de café da manhã

Se você acha que ter só uma mesa de jantar é suficiente e que você vai conseguir comer lá em todas as refeições, você está muito enganado. Ter uma bancada para o café da manhã dentro da cozinha ajuda na correria do dia-a-dia, pois você pode comer lá e rapidinho organizar as coisas para sair de casa. E, ao mesmo tempo, você pode utilizar esse espaço como bancada livre para preparar os alimentos para cozinhar.

A reforma

Como falei no post sobre o projeto da área de serviço, uma das melhores decisões que fizemos foi a de remover a área de serviço do local atual dela e colocar ela no quarto de serviço. Desta forma a gente aumentaria e muito a nossa cozinha. Por consequência disso, a cozinha hoje tem acesso à janela externa, dando muito mais luz ao ambiente e essa maravilhosa sensação de amplitude!

Mudamos a pia para onde seria o tanque de lavar roupa. Mudamos também a máquina de lavar-louça para onde seria a máquina de lavar-roupa. O fogão ficou onde já era o planejado e a geladeira também. Então acabamos aproveitando muitos pontos já definidos no projeto original e acabamos economizando em ter menos uma janela e menos uma porta. Foi win-win.

Reforma da área de serviço

 

A definição dos espaços

Mudamos muitas vezes o projeto da arquiteta para que a gente conseguisse deixar prática e moderna a cozinha, deixando a beleza como ponto secundário nessa área. E, para isso acontecer, tivemos que definir os espaços essenciais para esse espaço.

Área para cozinhar e preparar a comida

A falta de bancada para preparar a comida junto do fogão é um problema para a maior parte dos nossos amigos e familiares. E, claro que construindo uma cozinha do zero, a gente queria eliminar esse problema da nossa vida. Para isso, pedi uma bancada seca e grande ao lado do fogão para que possamos cortar os legumes e organizar a comida para cozinhar.

Área molhada

Além disso, queríamos uma área molhada longe dessa área de preparação de comida e fogão. Não gosto nem um pouco da ideia de cozinhar perto da pia. E também havíamos pedido uma máquina de lavar-louça para esta cozinha. Então dei a sugestão de separar as bancadas seca e molhada e deixá-las cada uma com a sua função.

A despensa

Definições da cozinha - Decora Lala

Depois da reforma, sabíamos que espaço não seria uma problema para nós nessa cozinha. Mas queríamos designar uma área de despensa para guardamos toda a comida de armário em um lugar específico. Para isso, nos inspiramos nas cozinhas gringas — mais uma vez — e trouxemos a ideia de uma torre de despensa ao lado da geladeira para esse fim. Colocamos nesse espaço porque não queremos nenhum freezer na cozinha, não sentimos essa necessidade.

Os revestimentos

Flat - Eliane Revestimentos

Quando ficou decidido continuar com o estilo industrial na cozinha, o foco se tornou em transformar esse espaço em um grande retângulo de concreto. E foi isso o que fizemos! Escolhemos 3 paredes e o piso para serem de porcelanato com esse jeitão de concreto manchado. O modelo escolhido foi o Flat da Eliane Revestimentos que tem esse caráter e muito charme industrial.

Sixties - Decortiles Sixties - Decortiles

 

Para a parede do lado dos móveis altos, queríamos algo para contrastar com o concreto, trazendo mais leveza ao ambiente. Mas, ao mesmo tempo, ainda queríamos que ele tivesse uma personalidade própria. Por isso, escolhemos o revestimento Sixties Branco da Decortiles. Esse hexágono lindo mede 5 x 5 cm e tem um charme todo dele que vai complementar a nossa cozinha perfeitamente.

Os eletrodomésticos

Sim, ter a a frente de aço inox foi pré-requisito para a compra dos nossos eletrodomésticos. Mas não só isso. Observamos a economia de energia, espaço, beleza e praticidade. Pegamos muuittaasss dicas do canal do YouTube Compra Certa que faz o review de milhares de produtos de todas as partes da casa. Então, no fim das contas, fizemos as seguintes escolhas:

Geladeira

Geladeira Brastemp - Decora Lala

Como decidimos não ter freezer na cozinha — achamos super desnecessário –, decidimos comprar uma geladeira maior do que o normal. Meu primeiro desejo era de uma geladeira daquela side by side com duas portas laterais e um gavetão de congelador, sabe? Mas descobri que esse modelo era caro demais para o nosso bolso. Então escolhemos o modelo Maxi Inverse da Brastemp que é com 573 litros e tem uma porta grande de geladeira em cima e uma porta inferior de congelador. Acho que vai ser mais do que o suficiente pra gente!

Cooktop

Cooktop Electrolux - Decora Lala

A gente não tinha muita ideia pra onde seguir nesse ponto, mas sabemos que os chefes de cozinha adoram cozinhar com gás. E, como vamos ter gás encanado do prédio ao nosso dispor, decidimos por um modelo à gás. Por que a gente iria gastar mais energia se o gás é mais legal e mais barato? Além disso, não estávamos muito confiante na questão dos cooktops de vidro porque vimos vários casos deles quebrarem com muito calor ou troca de temperatura — o que nos assustou muito. Por isso, decidimos comprar o cooktop de aço inox da Electrolux no modelo GF75x. Além disso tudo, achamos que o aço inox tinha o visual mais industrial que tanto queremos para a nossa cozinha.

Máquina de lavar louça

Cooktop Máquina de lavar-louça - Decora Lala

A escolha da máquina de lavar louça se deu pelos modelos que mais estão sendo usados hoje em dia que são os da Electrolux no modelo Li14x. Além de ser linda e de inox, como os outros eletrodomésticos, ela tinha um ótimo review pela internet. Desse modelo existe ela com  10 serviços e 14 serviços. Escolhemos a maior de todas por não termos problema de espaço na cozinha e já imaginando o crescimento da família nos próximos anos — além de podermos chamar amigos para uma festinha sem nos preocuparmos com o dia seguinte.

Ainda falta muita coisa

Sim, ainda estão faltando muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos na nossa lista como o forno, o microondas, liquidificador, etc. Sim, a lista é grande! Mas vamos com calma. Tudo no seu tempo porque o dinheiro não está fácil. Electrolux, patrocina a gente! kkkkkkk!

As mudanças de último minuto

Quando a gente finalizou a formatação da cozinha e contratamos o nosso marceneiro para fazer o projeto, decidimos mudar quase todas as nossas escolhas dos MDF que seriam utilizados. Vamos lá para as mudanças:

De Freijó para Arizona

Decidimos colocar o Arizona da Duratex em todas as partes amadeiradas do projeto. O Arizona tem  personalidade que vai se adequar bem com os revestimentos e vai trazer aquele estilo mais industrial que queremos.

De Verde Oliva para Grafite

Para não deixar o ambiente tão pesado, a proposta inicial era de fazermos a outra metade dos móveis com um verde-oliva-militar. A ideia era legal, mas só achamos essa laca em loja de móveis planejados caros e não estávamos dispostos a gastar esse dinheiro assim. Por isso, mudamos essa cor para o MDF Grafito Chess da Arauco que vai deixar a nossa cozinha ainda mais loucona no universo industrial e terminar de dar aquele toque bem neutro que a gente tanto gosta.

O resultado final

Depois de muuuiiittaasss indas e vindas, finalizamos o projeto dessa forma. As imagens abaixo ainda são do projeto anterior, sem as mudanças de cores, mas espero que vocês entendam as mudanças.

Acredito e espero que esse se torne um espaço prático, moderno e bonito como imaginamos por quase dois anos e que seja realmente o coração do nosso apartamento. Estamos loucos para poder cozinhar aí!

Projeto da nossa cozinha - Decora Lala Projeto da nossa cozinha - Decora Lala Projeto da nossa cozinha - Decora Lala Projeto da nossa cozinha - Decora Lala Projeto da nossa cozinha - Decora Lala

Deixa aqui o seu comentário sobre o nosso projeto! Espero que tenham gostado!

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Sem comentários

Deixe um comentário