Siga-me:

DIY

Dicas, Home Decor, Lifestyle

Dicas de plantas para iniciantes | Sansevieria

Plantas para iniciantes

Falando assim até parece que somos experts, né? Longe disso kkkk. A verdade é que quando começamos a buscar inspirações para decoração aquele “toque verde” sempre nos deixava apaixonadas e com vontade de colocar uma floresta dentro de casa. Afinal de contas não tem como negar quanta vida traz para casa a presença de plantas. Por isso, trouxe aqui dicas de plantas para iniciantes que, como nós, quer trilhar por esse mundo das maravilhas verdes.

Quando resolvemos nos arriscar como aspirantes, tentando fazer com que nossas plantas sobrevivessem (é nããããooo kkkkkk), muitas delas se foram (juramos que foi sem querer e só depois de muitas tentativas de reanimação kkkk). Acredito que você já tenha visto o nosso vídeo replantando os cactos e suculentas recém comprados, não é?

Mas a gente separou algumas opções que funcionaram pra gente e que pode animar você também, iniciante, que como a gente vai poder testar como sua planta se adapta às características do seu lar.

Plantas para iniciantes

A nossa principal dica

A nossa dica é de apenas um gênero: a Sansevieria – nativa da África. As plantas desse gênero têm cultivo fácil e se adaptam muito bem a ambientes internos — perfeito pra gente enfeitar a casa!

Elas não exigem sol direto mas apesar disso troco elas de lugar tempos em tempos para os cantos com melhor luminosidade para não sacrificar tanto a planta — já que ela continua precisando realizar a fotossíntese.

Quanto à rega, elas se adaptam tanto às temporadas de seca como às de rega abundante, o que é ótimo para quem esquece de regar — foi como eu perdi algumas plantinhas. Assim, além de baixa manutenção, se bem regadas elas respondem brotando lindas mudinhas.

Três plantas que vão acabar com o seu medo de criá-las

Sansevieria, além de bonita e charmosa, ela pode aguentar temperaturas muito altas (até 40ºC) e muito baixar (até -5ºC) — claro que não o tempo todo e consegue viver em ambientes úmidos sem causar nenhum tipo de estresse para os seus donos.

Ela também sobrevive maravilhosamente bem em ambientes de pouca luz. Então, se seu apartamento tem poucas janelas ou é do lado da sombra, agora você já sabe qual plantinha comprar!

Aqui destacamos três tipos diferentes desse mesmo gênero Sansevieria que valem a pena testar.

Espada de São Jorge:

Plantas para iniciantes

Lança de São Jorge:

Plantas para iniciantes

Espadinha de São Jorge:

Plantas para iniciantes

Benefícios da Sansevieria

Além de todas as facilidades, elas são plantas que comprovadamente ajudam na purificação do ar do ambiente. Mas todas as plantas ajudam, correto? Mais ou meennoooss… Nem todas cumprem bem a sua função de retirar os poluentes de dentro do nosso lar. E nesse ponto a Sansevieria é simplesmente sensacional porque ela é boa para eliminar benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno, de acordo com a NASA. Sim, até a NASA indicou ela como grande purificadora de ar (olha aqui o artigo oficial).

O formaleído que ela ajuda a eliminar é uma substância que está presente na maioria dos produtos de limpeza, papel higiênico e produtos de cuidados pessoais. Por isso, indicamos colocar um no seu banheiro que, além de decorar e deixar o ambiente mais bonito, ela sobrevive bem com a umidade e a falta de luz e limpa o ar que respiramos. Também é bom adicionar uma no seu quarto, já que ela libera uma quantidade maior de oxigênio no ambiente do que as plantas normais.

Espero que vocês se empolguem e se motivem a seguir no cultivo das plantas. Também não deixem de nos contar aqui a experiência de vocês! A gente está só começando e espera poder compartilhar mais experiências no futuro.

Fonte das fotos: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 .

Compartilhe
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar